Os meus Booktubers favoritos

aqui referi antes que adoro o Booktube. Mas na verdade, tenho com ele uma relação de amor-ódio.

Voltando a explicar um bocadinho o que é o Booktube: trata-se de uma comunidade de pessoas no Youtube que gostam de livros e de falar de livros, e portanto fazem vídeos precisamente a falar de livros.

Os vídeos mais típicos no Booktube são:

  • Reading wrap up – estes são vídeos em que os autores fazem um resumo de tudo o que leram num determinado período de tempo, normalmente um mês, fazendo um comentário pequeno sobre cada um dos livros.
  • TBR – ou “to be read” é mais ou menos o oposto do anterior, em que os autores mostram quais os livros que pretendem vir a ler num determinado período de tempo (normalmente também um mês).
  • Book review – estes tratam-se de vídeos em que os autores fazem um crítica mais elaborada sobre um livro específico. Muitos Booktubers recebem ARCs, ou “advanced reader copies”, cópias avançadas de livros que ainda estão para sair, oferecidas pelas editoras ou pelos autores, e por isso muitas vezes temos acesso às suas opiniões ainda antes de o livro sair.
  • Book haul – são os vídeos em que os autores nos mostram todos os livros que compraram num determinado período de tempo.
  • Tags – toda a gente sabe o que são as tags nos blogs, aqui é praticamente a mesma coisa mas em formato de vídeo e com perguntas relacionadas com livros.

 

Por isso, resumindo, é muita conversa sobre livros.

A parte boa e motivo pelo qual adoro o Booktube, é que já me deu a conhecer imensos livros que de outra forma não teria ouvido falar (ou apenas teria conhecido bastante mais tarde). Tanto a minha lista de desejos como a “pilha” de livros por ler (entre aspas, porque já são mais de 100 livros a este ponto, pelo que seria complicado fazer literalmente uma pilha de livros) cresceram substancialmente desde que comecei a acompanhar o Booktube. Já li vários livros que adorei graças ao Booktube (Amy and Roger’s Epic Detour, Ready Player One, The Storied Life of A.J. Fikry, Fangirl, The Wrath and the Dawn, To All the Boys I’ve Loved Before, para nomear apenas alguns).

Por outro lado, às vezes sinto que perco demasiado tempo a ver vídeos do Booktube, principalmente naqueles dias de fim do mês e início do mês seguinte em que a maior parte dos Booktubers fazem os seus wrap-ups e hauls do mês anterior e TBRs do mês seguinte. Tempo esse que sinto que deveria aproveitar para ler e para escrever. Mas convenço-me sempre que é bom estar a ver esses vídeos porque vou descobrir mais livros bons para ler e não consigo deixar o vício.

(já agora, uma maneira boa de minimizar o tempo passado no Booktube, ou no Youtube no geral, é colocar os vídeos a 1.25x a velocidade normal – algumas que pessoas que falam mesmo de vagar, até costumo mesmo ouvir a 1.5x. Já quase não consigo ver vídeos de outra forma)

Passo então a apresentar alguns dos meus Booktubers preferidos, para quem quiser dar uma vista de olhos.

Mollie Reads

A Millie é editora e gosto muito de a ver e ouvir. Parece-me ser uma pessoa muito calma e transmite-me tranquilidade, coisa que preciso cada vez mais na minha vida. Tem sempre opiniões bem construídas. Penso que neste momento é mesmo a minha favorita.

Hailey in Bookland

Esta rapariga é encantadora. É canadiana e está no último ano da faculdade. Como muitos Booktubers, quer também ser escritora e trabalhar na indústria da publicação de livros. Para mim, faz as melhores reviews do Booktube. É muito regular a postar vídeos e adora a Alice no País das Maravilhas.

Ariel Bissett

Outra canadiana, mas que se mudou recentemente para Londres. Tem fases menos regulares mas ultimamente tem postado bastantes vídeos. Tem um estilo bastante diferente dos outros Booktubers e além disso também lê algumas coisas diferentes, o que é agradável quando às vezes parece que andam todos a ler o mesmo. Também quer escrever.

ChapterStacks

Mais uma Booktuber que é bastante diferente dos restantes, a Katie gosta mais de livros de terror, thrillers e suspense. Também não costuma ler o que os outros todos parecem andar a ler e gosto muito das suas opiniões muito bem construídas. Está a fazer estudos pós-graduados (não consegui ainda perceber se é um mestrado, doutoramento ou outra coisa) na área da Psicologia.

Duas menções honrosas de duas Booktubers das quais já gostei mais mas que foram entretanto ultrapassadas pelas anteriores:

Padfootandprongs07

Esta Booktuber tem postado menos regularmente mas gosto muito de a ouvir. Para quem gostar, lê muita manga e graphic novels, apesar de não ser por isso que a sigo.

PeruseProject

Também está no último ano da faculdade, vive no Texas e é bastante engraçada, gosto de a ouvir. Lê mais romances históricos e fantasia.

Estas são as minhas preferidas. É verdade, são todas mulheres, e apesar de haver um ou dois canais feitos por homens que sigo, não são realmente dos meus preferidos.

Fica ainda uma nova descoberta que fiz esta semana que ainda não sei se está propriamente na minha lista de favoritos mas do que vi até agora estou a gostar bastante e os vídeos parecem ser de excelente qualidade (com a melhor edição de vídeo que tenho visto por aí):

Between Chapters

E antes que perguntem, sim, é verdade que não sigo nenhum canal de Booktubers portugueses, apesar de os haver. Já tentei seguir alguns, e na verdade não gostei muito. Penso que não é qualquer um que consegue ter a naturalidade para falar à vontade em frente a uma câmara (ou se calhar sim, mas apenas ao fim de um certo tempo de prática) e os Booktubers portugueses que já tentei seguir não me pareciam muito naturais e não me dava prazer ver os seus vídeos. No entanto, se alguém tiver sugestões de Booktubers portugueses, sou toda ouvidos e estou disposta a dar uma oportunidade, claro.

O vocês, costumam acompanhar algum Booktuber, português ou não?

Leave a Reply

